domingo, 11 de outubro de 2009

C.O responde... o porque do uso do "x"


Então galera, esse é o espaço no blog onde os integrantes da C.O irão responder as dúvidas mais frequentes dos futuros encontristas! E para começar vamos esclarecer o porque do uso de "X" em substituição ao "A" e "O" quando usados para determinar gênero.

Quem acompanha a lista  virtual de dicussões já deve ter percebido que o Sr. Fernando Matos, sempre que faz alguma postagem a faz cheia de x's. Todxs, benvindxs, x encontratista, são alguns exemplos de termos utilizados por ele em seus e-mail's. Segundo o próprio essa forma de utilização dos termos se deve a falta de palavras de gênero neutras. Em outras palavras o x desempenha o papel do @, cujo uso é mais familiar nas dicussões da Executiva.

Entretanto o uso do @, além de tornar a fala mais longa, não supre a carência desses termos e faz com que as palavras sejam pronunciadas no feminino ou masculino com a observação que esta sendo grafada com @. Boa trade a tod@s arroba!, por exemplo. No caso do x a neutralidade é mantida e cabe aquelx que ler assumir um ou outro gênero.

É por isso queridxs que o x é tão presente nos textos do blog, twitter e e-mail's da C.O.

Até a próxima

Nenhum comentário: