sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tema


Comunicação e Qualidade de Formação - vem guarnicê tu também

É sob a luz do conhecimento e na maré de construção que se apresenta o Encontro Regional de Estudantes de Comunicação (Erecom), uma das atividades da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos), entidade que organiza estudantes de todo o país em torno de discussões como a Democratização da Comunicação, Combate às Opressões e Qualidade de Formação do(a) Comunicador(a).

O Erecom Maranhão pretende agregar estudantes de Comunicação do Maranhão, Piauí e Ceará, além daqueles dos estados do Norte do país, em torno de discussões sobre sociedade, profissão, militância e academia, neste que acreditamos ser um importante espaço de formação, manifestação da diversidade e, principalmente, socialização de saberes.

Assim, a qualidade de formação na academia, as condições profissionais a que se submetem depois de formados e as possibilidades de subversão de uma lógica mercadológica para atuação junto aos movimentos
sociais e as lutas populares, são centro de debate deste encontro. Todas as atividades propostas tais como painéis, oficinas, grupos de discussão e núcleos de vivência, terão como centro a relação existente entre comunicação, sociedade, profissão e academia. A proposta é que tudo isso esteja ainda relacionado aos elementos da cultura popular maranhense na identidade visual do encontro e nas atividades culturais.

Guarnicê é a palavra-chave da maior manifestação folclórica do Maranhão e representa a riqueza da cultura e seus elementos. É uma expressão que simbolicamente encarna o espírito cultural da terra e sintetiza o vigor de suas tradições.

Na cultura popular maranhense, guarnicê é expressão bastante manifestada como característica de um povo que se alimenta, se fortalece e se constrói naquilo que sabe, ou no que acredita. Assim, sejam nos festivais ou nas toadas que falam dos encantos e da força que tem a solidariedade e as manifestações de um grupo, guarnicê é um convite à construção coletiva, uma forma de democratizar nossa forma de pensar, agir, criar... uma forma de distribuir nossos valores primários ou algo que vai alem de nossa alma.

Nenhum comentário: